receita açaí nuvica
setembro 10, 2019
açaí como pré-treino
setembro 24, 2019

será que o açaí está bom para o consumo?

todo amante da frutinha roxa já se deparou com alguma situação que lhe fez questionar: será que esse açaí está bom mesmo? vamos dar algumas dicas simples por aqui que irão te ajudar a descobrir esse mistério!

sabia que a cor do açaí pode dizer muito sobre ele? quando exposto a temperatura ambiente por um período razoável de tempo, o açaí sofre um processo de oxidação, mudando da cor roxo vinho para marrom escuro. esse processo altera também o sabor – o açaí “azeda” – e a textura – o produto fica disforme, todo granulado, parece até areia. então, fique atento se a sua tigela de açaí chegar marrom, isso pode significar que o local não toma os cuidados de armazenamento necessários. por outro lado, um açaí amarronzado pode indicar misturas como xarope de guaraná (que leva corantes caramelo III e IV) e leite. nesse caso, a textura e o sabor ajudarão a identificar se o produto pode ser consumido com segurança.

e quando a boca fica rosa ou azul após comer o açaí, o que significa? uma palavra apenas: corante! muitos fabricantes se utilizam desse artifício para corrigir a cor de um produto que leva pouca polpa da fruta. para o açaí não ficar clarinho, os corantes roxo vinho, azul brilhante e vermelho bordeaux são muito utilizados. infelizmente não existe consenso sobre a segurança de ingerir essas substâncias. um açaí sem corantes não deixa a boca marcada por mais do que 5 minutos, e a coloração puxa para um roxo terra.

é importante ter atenção ao que ingerimos, afinal, muito do que somos vem do que comemos!

Open chat